quinta-feira, 11 de julho de 2013

CONJUNÇÕES COORDENATIVAS

Cáthedra Reforço Escolar

Revisão de português – Conjunções coordenativas


1º Nos períodos abaixo, identifique o nº de orações e depois classifique os períodos em simples ou compostos:

a)      Brenda esqueceu os livros no reforço e depois voltou para buscá-los.



b)      Minha amiga viajou sozinha para a África do Sul, a passeio.



c)      Ou você namora ou não namora com ele, Rharyne!



d)     Essas meninas estão cada vez mais afoitas...



e)      José Matheus tem tido muita dor de cabeça para aprender equação.



f)       Seria muito melhor se você estudasse geografia em casa.




g)      Não acredito em você, pois já me provaste muitas vezes a tua capacidade e eu não vou cair na tua conversa outra vez.



h)      Lúcio só fala de futebol, e os meninos acham isso o máximo!



i)        Sou rubro-negra portanto, sou feliz.



j)        Você é tricolor, logo é infeliz...



2º Observe as duas orações abaixo e comente os diferentes sentidos da conjunção e. depois classifique esta conjunção dentro de cada um dos períodos:


a)      Brenda jogou, jogou e não ganhou nada no Jima.



b)      Os meninos jogaram pessimamente na final, e perderam o campeonato.




3º Em qual das alternativas abaixo temos uma relação de conclusão?

a)      Brenda tirou nota baixa porque conversou muito na sala e no reforço.
b)      Brenda não estudou, por isso tirou nota baixa.
c)      Marianne faltou muito essa unidade e o resultado é que está voando.
d)     A irmã de Mari passou no concurso, porém não poderá assumir o cargo.

_Como se classifica a conjunção do período por você assinalado?

4º Em qual das alternativas temos uma relação de oposição?

a)      Victor é até bonitinho e é bombadinho...
b)      Pedro Henrique é o mais inteligente dos três, por isso tira notas melhores.
c)      Guilherme vive no mundo da lua, e sempre tira notas altas.
d)     Lucas só pensa em futebol, e a mãe dele adora isso.


_ Como se classifica a conjunção do período por você destacado?


_ Reescreva a frase substituindo a conjunção existente, por mas. Alterou o sentido? Por quê?



5º Preencha o quadro com as principais conjunções coordenativas:

Classificação
Conjunção
Aditivas

Alternativas

Adversativas

Conclusivas

Explicativas






Nenhum comentário:

Postar um comentário